sexta-feira, 8 de abril de 2011

O QUE TEM DE BOM NA LATA??


Essa semana, como prometido.. meu pai, Silvio vai começar a escrever uma coluna com receitas e dicas de gastronomia... todo mundo que me encontra e reclama que quer ele de volta as panelas, aqui vai uma lasquinha... agora dá para ao menos matar um pouco a vontade!
Coluna semanal de sexta... qual seria o nome..... hummm... Só vem um na minha cabeça: "Escuta o cheiro!" famosa frase da família quando o assunto é comida..

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _


"Sou um adepto dos produtos naturais, frescos! Mas existem alguns produtos industrializados que a gente não pode desprezar tipo: tomate inteiro enlatado, atum ao natural(sem óleo), sardinha, maionese, e a grande maioria das conservas....

Além de terem um sabor próprio, são uma verdadeira mão na roda em momentos de pouca disponibilidade ou preguiça mesmo para preparar uma comidinha....Hoje eu e meu pequeno caçula jantamos uma bela macarronada com molho de tomate mas com um toque de tomilho fresco, porque um cozinheiro prevenido deve ter sempre alguma erva na geladeira. O melhor seria alguns vazinhos plantados, mas a safra aqui em casa não está legal, em breve terei muitas coisas, mas depois a gente fala nisso.

Agora vamos ao que interessa, a receita:

Uma mão cheia de espaguete(de preferência massa italiana, a diferença de preço com as nacionais compensa e muito)
1 lata de tomates pelados(esse não tem jeito, só existe italiano)
1 ramo de tomilho fresco ou outra erva qualquer
2 colheres de sopa de azeite
alho e cebola picadinhos (eu compro um monte deles e processo até ficarem uma pasta, guardo na geladeira e o restante congelo, por isso tenho sempre à mão)
1 cálice de vinho branco
sal e pimenta do reino a gosto

Coloque bastante água para cozinhar a massa(massa tem que ser cozida em muita água, SEMPRE!!), enquanto isso, ponha numa panelinha o azeite em seguida a cebola e o alho, deixe dourar de leve e acrescente os tomates da lata(sou de uma geração que o que vinha da lata era sinônimo de coisa boa, mas isso não tem nada a ver com culinária), abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente. Pegue uma colher de pau e fique amassando os tomates....é quase que uma terapia, eu gosto de ficar
olhando os tomates serem amassados...fico em frente ao fogão com o cotovelo esquerdo apoiado numa janela, em um pé só, com o pé direito apoiado no joelho esquerdo e a outra mão mexendo e amassando os tomates, imaginaram a cena?...é muito relaxante, eu garanto. Se não tiverem uma janela, apoie em alguma coisa, uma mesa, cadeira, balcão...mas então continuando: quando a massa estiver cozida e quando eu digo cozida, é cozida "al dente", tipo meio durinha sem estar crua, escorra, coloque um pouco de parmesão ralado no fundo do prato, a massa e por cima de tudo o molho, muito molho....Podemos incrementar o molho de tomate com uma latinha de atum e azeitonas pretas, fica muito bom...Experimentem e bom apetite, bacione!"

Silvio Naracci

5 comentários:

  1. Coisa boa ler as receitas do Silvinho. É um craque mesmo. Não esqueçam das receitas das berinjelas marinadas, da conserva de pimentões ao alho e manjericão, do sorvete Bisccotto Chocolato, da Pannacotta com coulis de morango. Quanta coisa boa que me lembra os jantares do Silvio!

    ResponderExcluir
  2. Uau, adorei a coluna, as idéias de vocês dois são incrivelmente parecidas...é muito lindinho ver peixe e peixinha nadando juntos assim e em tamanha sincronia.
    Amo!!! Beijos
    Flávia

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo que gostaram queridas!! Não deixem de acompanhar as novidades!!
    bjo!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a primeira coluna... Me fez rir... como voces dois sempre me fazem... Amo muito!! Ah, OBVIO que eu "vi" a cena sem nem precisar fechar os olhos!

    Beijos

    ResponderExcluir