sexta-feira, 6 de maio de 2011

DIA DAS MÃES (FORA DA COZINHA!!)




Adivinhem só qual é o assunto da coluna "Escuta o Cheiro" dessa semana.... não poderia deixar de ser o dia das mães...
E para cair ainda mais no clichê: TIRA ELA DA COZINHA!!! Hahaha.... mas para por aí, pois a sugestão da semana é uma deliciosa salada de mini penne com vôngole picante! Uma delícia, então.. para avós, mães, tias, madrinhas, postiças ou não: Feliz Dia Das Mães.
Fica aqui a minha homenagem a todas, e especialmente minha mãe Corina, minha vóvis Dona Marta; e as agregadas: Beth, Silvinha, Flavia e a Chicória (minha mãe holandesa)!!! hahahaha.... bjos!

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _


Ah! Como é bom uma comida caseira....os mais antenados a chamam de “comfort food”(dê uma entonação britânica, fica um luxo!)....ai ai ai esse povo que adora dar nomes estrangeiros para coisas que a gente conhece desde pequenininho, pra quê! Mas “xápralá” não quero fazer nenhum tratado a respeito da gramática e seus usos, não, eu quero falar é de comidinhas caseiras e suas lembranças......Quem nunca fez uma viagem à infância ao sentir um cheirinho de um bolo de fubá saindo do forno...um pão caseiro...um frango assado...um feijãozinho recém temperado...um refogado....enfim, todo mundo tem uma lembrança gostosa ao sentir o aroma de algum prato. A nossa infância é repleta desses mistérios aromáticos...as vezes não precisa nem ser uma comida, pode ser até um determinado sabor de um tempero, ou até mesmo um tipo de louça....viagens, viagens....Eu tenho várias, afinal venho de uma família onde todos gostam de comer e cozinhar. Um refogado de cebola/alho e azeite pra mim é a síntese das minhas lembranças na cozinha...vem a imagem da minha querida avó D. Florinda e eu sempre ao lado dela ajudando ou melhor atrapalhando ela a cozinhar, mas que delícia, quanta coisa eu aprendi e quanta paciência ela teve comigo, afinal de contas, dizem que as avós são duplamente mães! E como esse domingo é a celebração do dia das mães, TIRE SUA MÃE/AVÓ DA COZINHA!!!

Vai lá, faça uma surpresa, arrisque-se...vou dar uma dica fácil, rápida e deliciosa.

Salada de mini penne com vôngoles picantes, e camarões.
500grs de mini penne cozido al dente
300grs de vôngole freco
200grs de camarão médio
8 tomates maduros e firmes cortados em cubos pequenos
1 cebola roxa cortada em cubos pequenos
1 ou 2 ou mais pimentas dedo de moça fatiadas e sem semente.(depende do grau de pimenta que vocês suportam)
1 xícara de salsinha, ou coentro ou os dois misturados
1 punhado de mangericão
Azeite o quanto baste
1 cálice de vinho branco seco
1 colher de sopa de alho batido.

Enquanto a massa cozinha, refogue os vôngoles e camarões com o alho batido, regue com o vinho branco e ¼ dos tomates em cubos. Isso tudo não deve ultrapassar o tempo de 5 minutos, tem que ser rápido mesmo, caso contrário os frutos domar ficarão secos e duros.

Feito isso, esfrie a massa em água gelada após o cozimento(desculpem, eu esqueci de falar que enquanto a massa cozinha, você deve preparar uma bacia com bastante água e gelo. Ao chegar ao ponto certo do cozimento, escorra a massa e jogue-a nessa bacia de água gelada.)assim que você sentir a massa bem fria, escorra novamente e coloque-a numa travessa onde você irá misturar delicadamente todos os ingredientes da lista, tempere com bastante azeite, corrija o sal e pronto, essa salada é deliciosa e super apetitosa.

Levante-se da mesa e encha a sua mãe, avó, tia, quem quer que seja de beijos, muitos beijos!
Bacione.
Silvio Naracci

Nenhum comentário:

Postar um comentário